Olá!
Mais uma vez venho aqui falar sobre o Diagrama de Casos de Uso e a Realização de Casos de Uso, ao revisar ambos e analisar se estava tudo no padrão UML, senti que faltavam algumas coisas, ou melhor, haviam casos de uso desnecessários que acabavam poluindo o diagrama. Também restavam algumas duvidas sobre a Realização de Casos de Uso, então sentei com a professora para resolvê-las... e realmente haviam alguns casos de uso que não precisavam existir.
Então, resolvi fazer um agrupamento de casos de uso, tanto para despoluir o Diagrama em si, quanto para tornar a descrição dos cenários mais focada e demonstrando melhor os comportamentos do jogador ao estar jogando.
Um exemplo desses agrupamentos é a junção do caso de uso "Abrir Jogo" com "Visualizar apresentação", o ultimo foi deletado do diagrama e incorporado nas descrições do primeiro na documentação de Realização de Casos de uso, observe:
UC001 - Abrir Jogo
Descrição:
O jogador inicia o jogo e pode ver a apresentação.
Atores:
Jogador
Pré-Condições:
Jogo instalado.
Pós-Condições:
Jogo iniciado.
O jogador com acesso ao menu do jogo.
Fluxo Básico:
1. O jogador executa a ação de inicializar o jogo. (A1)
2. O Jogador visualiza a apresentação. (A2)
3. Realizar caso de uso Utilizar Menu.
Fluxos Alternativos:
A1. O jogador clica em fechar a janela do jogo. (E1)
A2. O jogador encerra a apresentação. O sistema retorna ao passo 2 do Fluxo Básico.
Fluxos de Exceção:
E1. O sistema informa que o jogo será finalizado e solicita confirmação da operação. (RN1)
Regras de Negocio:
RN1. O jogo será encerrado somente se o jogador confirmar que deseja finalizá-lo.
A fim de ilustrar o trabalho observe o primeiro diagrama, que já é a segunda versão (figura 1) e o diagrama atual (figura 2).
(Figura 1 - Diagrama de Casos de Uso (Versão 2))
Levando em consideração que cada caso de uso deve ser descrito na Realização de Casos de Uso, não é uma tarefa tão fácil simplesmente juntar os casos de uso, precisei montar e revisar os que faziam ligação com os modificados e colocar no Fluxo Básico cada passo de modo a ser coerente para o funcionamento ideal do sistema, tendo o cuidado de acrescentar os UC's "extend" corretamente nos Fluxos Alternativos. Outro ponto a destacar, é a retirada de casos de uso do tipo "Voltar", a principio foram colocados a fim de expressar tudo o que o jogo terá de alternativas em telas, mas ao tirar algumas duvidas com a professora e realizar pesquisas, ficou mais claro o fato de montar os diagramas com a visão do jogador e não do desenvolver, evitando assim detalhar botões e telas.
Um dos critérios do jogo que não estava conseguindo encaixar na Realização é o "loop" de turnos, analisando resolvi colocar esta condição no
"UC005 – Realizar Turno."
Um dos critérios do jogo que não estava conseguindo encaixar na Realização é o "loop" de turnos, analisando resolvi colocar esta condição no
"UC005 – Realizar Turno."
em:
"Pós-Condições:
O jogador realiza uma ação de sua escolha no jogo.
O jogador aguarda os outros jogadores realizarem sua jogada até ser seu turno novamente."
Um detalhe importante, em "Comprar Cartas" eu poderia ter agrupado os casos de uso referentes a está ação, mas resolvi deixa-los separados para melhor visualização e especificação das regras do jogo original, para cada tipo de carta e modo de compra destas. Pode-se ver claramente o efeito dessa escolha no caso de uso "Comprar Coringa da Mesa" que tem apenas uma ação que poderia ser agregada a "Comprar Cartas", porém ficaria pouco visivél está modalidade importante ao visualizar o Diagrama de Caos de Uso.
O mesmo serve para o casos de uso de "Construir", além do fato de retirar o "Construir Trilho" e colocar tanto a escolha de construir estações quanto a de construir trilhos generalizados de "Construir", detalhando essa passagem apenas na Realização de Casos de uso.
Finalmente, acredito que Diagramas de Casos de Uso mais Realização de Casos de Uso estão finalizados e balanceados entre si.
O próximo tópico será sobre nosso Diagrama de Atividades.
Finalmente, acredito que Diagramas de Casos de Uso mais Realização de Casos de Uso estão finalizados e balanceados entre si.
O próximo tópico será sobre nosso Diagrama de Atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário