domingo, 27 de maio de 2012

Arte + Game Design - Elementos gráficos "in Game"

Oie!!!!

Como prometido já estão prontos os novos elementos gráficos, desde umas duas semanas na verdade, mas como estou com várias correções e  atualizações na documentação acabei não fazendo este post antes.
Então, vamos lá!

A criação destes novos elementos é produto das sprints Produção dos elementos da arte – HUD PadrãoProdução dos elementos da arte – HUD (Personagens) inclusas como tarefas na estória Desenvolvimento Intermediário nas Estimativas de Desenvolvimento no Documento de Arquitetura  e como estórias individuais na ferramenta Pivotal Tracker.

Esses Elementos são os utilizados "in Game"  na tela em que o jogo estará em andamento, ou seja, a partida em si e os turnos de cada jogador.
Como já comentei optamos em utilizar como base o conceito do jogo original em sua versão digital, para mais detalhes confira nos posts anteriores: Arte Inicial e Game Design.

Agora vamos ver a personalização dos elementos gráficos para a nossa própria versão do jogo "Ticket to Ride"!!!

Produção dos elementos da arte – HUD Padrão


As dimensões de tela foram definidas como 1024 x 768, além do modo Full Screen e a área do mapa 842 x 512, assim desenvolvi o background  com estas dimensões.
Já no conceito resolvi criar um fundo com textura de madeira para proporcionar um ar rústico, também coloquei um trilho na parte inferior da imagem onde ficam as cartas que o jogador atual possui na "mão", levando em consideração que serão estas que ele utilizará para construir suas rotas no mapa, criando assim uma imagem de referencia entre cartas e trilhos. Por fim, fiz uma moldura com tons amarelos e alaranjados.

Primeiro estudo do Background
(Figura 1 - Primeiro estudo do Background)

Para finalizar utilizei efeitos para deixar o conjunto com uma perspectiva melhor com sombra na moldura e 3D no trilho dando uma melhorada na posição deste.

(Figura 2 -  Background com Textura Simples)
(Figura 2 -  Background com Textura Simples)

Ai surgiu a ideia de estilizar mais a textura de madeira do fundo, confira o resultado:

(Figura 3 -  Background com Textura Estilizada)
(Figura 3 -  Background com Textura Estilizada)

Ainda não decidimos qual das texturas de fundo utilizaremos...

Também fazem parte desta as cartas anteriormente estilizadas com base nas originais, porém agora elas estão com as dimensões definitivas, aoalterar as dimensões consequentemente precisei otimizar as imagens.

(Figura 4 - Cartas de Construção(Trens Coloridos))
(Figura 4 - Cartas de Construção (Trens Coloridos))

Quanto as cartas de destino faltam algumas definições, assim que acerta-las disponibilizo as cartas, de qualquer forma seguirão o padrão das originais.

Também entra na hud padrão as peças, que na verdade é uma peça branca que terá a cor modificada de acordo com o jogador que a utilizar.

(Figura 5 - Peça vagão)
(Figura 5 - Peça vagão)


O ultimo detalhe da hud padrão é o botão "?" que conterá um help sobre os comandos e esta localizado no canto superior esquerdo da tela.

(Figura 6 - Botão de help "?")
(Figura 6 - Botão de help "?")

(Figura 7 - Botão de help "?" ativo)
(Figura 7 - Botão de help "?" ativo)




- Produção dos elementos da arte – HUD (Personagens) 

Os personagens são baseados nas 5 cores disponíveis para escolha dos jogadores: Preto, Vermelho, Azul, Verde e Amarelo. Cada um tem uma personalidade distinta como pode ser observado no próprio desenho deles, tentei abranger o máximo de estilos de pessoas que jogam Ticket to Ride apesar da limitação de cinco possibilidades.
A hud é formada pela 'foto' do personagem caracterizado com acessórios da sua cor, a moldura envolve esta e também os locais onde aparecerão a quantidade de trens (abaixo da imagem de locomotiva) e pontos atuais, estendendo-se em uma linha personalizada até a outra extremidade da tela servindo como apoio das cartas do jogador.

Abaixo as huds dos personagens no modo jogador atual, esta fica na parte inferior da tela:

(Figura 8 - Lady)
(Figura 8 - Lady a Charmosa)

(Figura 9 - Shadow)
(Figura 9 - Shadow Mistério...)

(Figura 10 - Scot)
(Figura 10 - Scot o Aventureiro)

(Figura 11 - Sarah)
(Figura 11 - Sarah a Estrategista)

(Figura 12 - John)
 (Figura 12 - John o Divertido)


E na parte superior da tela ao lado do botão de help ficam as huds dos outros personagens que fazem parte da partida e aguardam seu turno. Se trata de uma hud diminuída da hud de personagem atual sem a linha inferior desta, confira:

                               (Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno) Shadow(Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno) Lad(Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno) Scot

                                            (Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno) Sarah(Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno) John
(Figuras 13 - Personagens aguardando seu turno)

Enfim, nas próximas imagens pode-se visualizar o resultado final com a textura normal e a estilizada. Se alguém quiser opinar sobre qual prefere ou fazer sugestões sinta-se a vontade, espero que gostem!

(Figura 14 - Resultado Final)
(Figura 14 - Resultado Final)

(Figura 15 - Resultado Final 2)
(Figura 15 - Resultado Final 2)

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