Olá!
Continuando com a descrição dos aspéctos do Documento de
Arquitetura, hoje veremos como foi construído o sexto tópico, intitulado Estimativa de
Desenvolvimento, por nós, onde foi utilizado o método Planning Poker. Também será abordado como este planejamento foi integrado à ferramenta Pivotal Tracker, sendo este um ambiente de gerenciamento de projeto baseado na metodologia Scrum.
Sobre Planning Poker:
É um Método de estimativa que usa como base o conhecimento dos
desenvolvedores para estimar a quantidade de trabalho necessário para realizar
o projeto.
Para isso, são
feitas estórias com suas devidas tarefas. Cada tarefa tem seu peso e a
complexidade estimada, sendo esta última decidida pela própria equipe de acordo com uma
escala pré-estabelecida.
Geralmente se utiliza um baralho com os valores da escala para ser jogado durante a reunião com a equipe, definindo assim através de uma discussão entre os membros o valor mais adequado. No caso de divergências sem consenso, o maior valor atribuído será o levado em consideração na documentação.
Geralmente se utiliza um baralho com os valores da escala para ser jogado durante a reunião com a equipe, definindo assim através de uma discussão entre os membros o valor mais adequado. No caso de divergências sem consenso, o maior valor atribuído será o levado em consideração na documentação.
(Figura
1 - Exemplo de baralho Planning Poker)
Modelo de Estórias:
Estória
1: <descrição da estória>
Tarefa
1: Criação de Menu
Complexidade:
1
Tempo:
2 horas
Estória
2: <descrição da estória>
Tarefa
1: Criação de Menu
Complexidade:
2
Tempo: 4 horas
Tempo Total = 2h + 4 hs = 6 horas
Utilizando o Método:
Pensamos em tudo o que achamos necessário para
a realização do projeto, e em seguida analisamos as tarefas semelhantes e as
agrupamos, formando as estórias. Utilizamos a escala de Fibonacci
(1,2,3,5,8,13,21) para dar os pesos a cada uma das tarefas da estória.
Segue
uma de nossas estórias e suas tarefas com devidos pesos e atribuição de horas:
Estória: Programação básica da engine.
Descrição: Criação inicial de uma engine que possibilite a criação de protótipos usando OpenGL.
· Tarefa 1: Programação da interface de configuração da janela para WINDOWS. (3)
· Tarefa 2: Programação do desenho básico na tela com SDL. (1)
· Tarefa 3: Programação de uma interface de desenho de Sprite em quadros. (13)
· Tarefa 4: Programação do Game Loop. (21)
· Tarefa 5: Programação da captura de eventos usando Polling (Atenção especial para o MOUSE). (21)
· Tarefa 6: Programação da interface básica de configuração de desenho em OpenGL.(3)
Estória: Programação básica da engine.
Descrição: Criação inicial de uma engine que possibilite a criação de protótipos usando OpenGL.
· Tarefa 1: Programação da interface de configuração da janela para WINDOWS. (3)
· Tarefa 2: Programação do desenho básico na tela com SDL. (1)
· Tarefa 3: Programação de uma interface de desenho de Sprite em quadros. (13)
· Tarefa 4: Programação do Game Loop. (21)
· Tarefa 5: Programação da captura de eventos usando Polling (Atenção especial para o MOUSE). (21)
· Tarefa 6: Programação da interface básica de configuração de desenho em OpenGL.(3)
Complexidade: 62
Tempo: 150 homens/hora.
Sobre o
Pivotal Tracker:
É uma ferramenta
online muito utilizada para projetos ágeis. Nela os desenvolvedores controlam
as sprints através do peso atribuído a cada tarefa e a velocidade selecionada.
Mais informações: https://www.pivotaltracker.com/
Utilizando a Ferramenta:
Como a ferramenta
trabalha com o escopo de uma única sprint por vez, cada tarefa criada anteriormente utilizando a
metodologia é cadastrada e não as estórias.
Assim, ao clicar em “ADD STORY”, cadastramos uma de nossas tarefas no painel (Figura 2) que aparece já na aba “ICEBOX”; e nele colocamos nome, tipo, pontos (complexidade), responsável, descrição, etiquetas, tarefas (para controle de quem estiver implementando), atividades e até anexos se necessário.
Assim, ao clicar em “ADD STORY”, cadastramos uma de nossas tarefas no painel (Figura 2) que aparece já na aba “ICEBOX”; e nele colocamos nome, tipo, pontos (complexidade), responsável, descrição, etiquetas, tarefas (para controle de quem estiver implementando), atividades e até anexos se necessário.
(Figura 2 – Painel de
cadastro da tarefa-estória)
Ao cadastrar todas as tarefas já
definidas, basta definir a velocidade das iterações e arrastar as tarefas para
“CURRENT” ou “BACKLOG”, e estas se organizarão de acordo com a complexidade e a
velocidade.
(Figura
3 – Visão Básica da ferramenta Pivotal Tracker com tarefas do projeto)
Confira o link do nosso projeto cadastrado como
Public no Pivotal Tracker:
Link: https://www.pivotaltracker.com/projects/534473
Até a próxima!
Link: https://www.pivotaltracker.com/projects/534473
Até a próxima!
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