Oi!!!
Hoje falarei sobre as atualizações e dificuldades no desenvolvimento do Diagrama de Casos de Uso mais a Realização de Casos de Uso que estão fortemente ligados, ou seja, uma alteração em um tem por consequência o balanceamento no outro.
Aparentemente um diagrama simples que tem como objetivo simular o comportamento e as várias escolhas de um jogador em nossa versão digital de Ticket to Ride Europe, mas a simplicidade do mesmo acaba diluída entre reunir todas as funcionalidades que oferecemos desde a inicialização do jogo até o final e a revisão de todas as escolhas possíveis de modo que não haja conflito entre estas, isso tudo agregado a Realização de casos de uso, que é a descrição de cada um dos casos de uso criados no diagrama citando os comportamentos comuns que o jogador pode ter, os possíveis erros e as regras gerais.
Eu pessoalmente tive problemas com extends em certos pontos do diagrama, para poder seguir em frente tive que tirar duvidas no material de apoio e fazer revisões com o Ráfagan.
Nessa questão posso destacar o ultimo empasse no Diagrama de casos de uso que foi uma discussão sobre um extend entre Acessar Opções e Voltar a Partida Atual, a flecha apontando para ambos os lados dava um certo conflito... então conversando chegamos a conclusão que não precisava dessa ligação pois o caso de uso Pausar Game é que faz essa ligação entre essas opções e voltar a partida atual.
É interessante destacar que ao começar a realização de casos de uso houve melhor visualização do ponto de vista do jogador interagindo com o jogo, isto causou algumas mudanças no diagrama, mas com toda certeza para melhor!
Neste ponto, tive que atualizar o diagrama, reorganizá-lo de acordo com as modificações exigidas pela descrição de determinados casos de uso, além de várias revisões entre Diagrama e Realização.
Destaco abaixo algumas Realizações de Caso de uso que além de importantes foram interessantes de montar o cenário, pois precisei utilizar-me das regras oficiais e encaixa-las nos casos de uso, de modo a abranger todos os comportamentos possíveis de acordo com elas e as escolhas do jogador:
UC011 – Receber Cartas.
Descrição:
A partida inicia e o jogador recebe as cartas de destino e de construção (trens coloridos)
Atores:
Jogador
Pré-Condições:
O caso de uso Iniciar Partida ter sido realizado.
Pós-Condições:
O jogador recebe as cartas iniciais de construção e de destino.
Fluxo Básico:
1. O jogador recebe 4 cartas de construção.(RN2)
2. O jogador recebe 1 carta de Destino com rota longa.(RN3)
3. O jogador recebe 3 cartas de Destino com rota normal.(RN4)
4. O jogador visualiza as cartas recebidas. (A1)
5. Realizar caso de uso Escolher Cartas de destino.
Fluxos Alternativos:
A1. O jogador clica em fechar a janela do jogo. (E1)
Fluxos de Exceção:
E1. O sistema informa que o jogo será finalizado e solicita confirmação da operação. (RN1)
Regras de Negócio:
RN1. O jogo será encerrado somente se o jogador confirmar que deseja finalizá-lo.
RN2. O restante das cartas de construção não entregues para os demais jogadores são organizadas para compra durante os turnos, 5 são viradas na mesa e as restantes são colocadas em um monte.
RN3. O restante das cartas de Destino com rota longa são retiradas da partida atual.
RN4. O restante das cartas de Destino rota normal não entregues para os demais jogadores são organizadas em um monte para compra durante os turnos.
UC017 – Comprar duas cartas de trem.
Descrição:
O jogador tem acesso as cartas de trem possíveis para comprar.
Atores:
Jogador
Pré-Condições:
O caso de uso Comprar Cartas ter sido realizado.
Pós-Condições:
O jogador compra a(s) carta(s) que deseja.
O turno atual do jogador finaliza.
Fluxo Básico:
1. O jogador compra duas cartas de trens coloridos abertas na mesa. (A1)(A2)(A3)(A4)(A5)(E1)
2. Fim de caso de uso. (A6)
Fluxos Alternativos:
A1. O jogador compra uma carta da mesa e outra do monte. (RN1)
A2. O jogador compra uma carta do monte e outra da mesa. (RN2) (E1)
A3. O jogador compra duas cartas do monte. (RN1)(Rn2)
A4. O jogador compra um coringa da mesa, realizar caso de uso Comprar Coringa da mesa.
A5. O jogador encerra o jogo. (E2)
A6. O jogador realiza o caso de uso Visualizar Tela do jogo até ser seu turno novamente ou o jogo acabar.
Fluxos de Exceção:
E1. O jogador deseja comprar como segunda carta um coringa da mesa, o sistema informa que a opção não é válida.
E2. O sistema informa que o jogo será finalizado e solicita confirmação da operação. (RN3)
Regras de Negócio:
RN1. O Jogador poderá permanecer com a segunda carta do monte mesmo que seja um coringa.
RN2. Se o jogador comprar a primeira carta do monte e esta for um coringa ele pode ficar com a carta e comprar outra da mesa ou do monte.
RN3. O jogo será encerrado somente se o jogador confirmar que deseja finalizá-lo.
UC022 – Construir Estação.
Descrição:
O jogador constrói uma estação ao aceitar que perderá 4 pontos a cada uma construída e paga uma ou mais cartas para realizar a ação.
Atores:
Jogador
Pré-Condições:
O caso de uso Escolher local ter sido realizado.
Pós-Condições:
O jogador constrói uma estação.
Fluxo Básico:
1. O jogador seleciona uma cidade para construir a estação. (A1)(E2)(E3)(RN2)
2. O jogador constrói a estação. (RN3)(RN4) (RN5) (RN6)
3. Fim do caso de uso. (A2)
Fluxos Alternativos:
A1. O jogador encerra o jogo. (E1)
A2. O jogador realiza o caso de uso Visualizar Tela do jogo até ser seu turno novamente ou o jogo acabar.
Fluxos de Exceção:
E1. O sistema informa que o jogo será finalizado e solicita confirmação da operação. (RN1)
E2. O jogo trava.
E3. O jogador escolhe um lugar inválido para construir a estação, retorne ao passo 1 do Fluxo Básico.
Regras de Negócio:
RN1. O jogo será encerrado somente se o jogador confirmar que deseja finalizá-lo.
RN2. O jogador só pode construir estações em cidades desocupadas.
RN3. O jogador só constrói a estação se aceitar que no final do jogo perderá 4 pontos com está ação.
RN4. O jogador precisa descartar 1 carta para criar a primeira estação.
RN5. O jogador precisa descartar 2 cartas da mesma cor ou locomotiva(s) para criar a segunda estação.
RN6. O jogador precisa descartar 3 cartas da mesma cor ou locomotiva(s) para criar a terceira estação.
UC025 – Retirar três cartas do baralho.
Descrição:
O jogador compra três cartas do monte e paga mais cartas a cada uma da mesma cor ou locomotiva que surgir.
Atores:
Jogador
Pré-Condições:
O caso de uso Construir Túnel ter sido realizado.
Pós-Condições:
O turno finaliza.
Fluxo Básico:
1. O jogador compra três cartas do monte. (A1)
2. As três cartas do monte são diferentes da cor escolhida para construção do túnel. (A2) (A3) (A4) (E2)
3. Fim do caso de uso.
Fluxos Alternativos:
A1. O jogador encerra o jogo. (E1)
A2. Uma carta é igual a cor das cartas escolhidas para construção do túnel, o jogador paga uma carta desta cor. (E2)(RN2)(RN3)(RN4)
A3. Duas cartas são iguais a cor das cartas escolhidas para construção do túnel, o jogador paga duas cartas desta cor. (E2)(RN2)(RN3)(RN4)
A4. Três cartas são iguais a cor das cartas escolhidas para construção do túnel, o jogador paga três cartas desta cor. (E2)(RN2)(RN3)(RN4)
Fluxos de Exceção:
E1. O sistema informa que o jogo será finalizado e solicita confirmação da operação. (RN1)
E2. O jogo trava.
Regras de Negócio:
RN1. O jogo será encerrado somente se o jogador confirmar que deseja finalizá-lo.
RN2. Se uma das cartas for coringa o jogador paga um ou uma carta da cor escolhida para a construção do túnel.
RN3. O jogador pode utilizar um ou mais coringas para substituir cartas coloridas.
RN4. O jogador não tem a(s) carta(s) para pagar então recupera suas cartas utilizadas na tentativa da construção e encerra seu turno.
E mais uma parte está completa, agora estou fazendo a primeira estrutura do Diagrama de Classes que provavelmente será modificado até próximo a entrega e também começarei o Diagrama de Atividades que poderá ser definitivo.
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