sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alterações na Documentação



Olá!!!

Neste post, informarei a situação da documentação e as alterações recentes.

Tivemos várias alterações na Estimativa de Desenvolvimento, tanto na parte de implementação, quanto na documentação em si. Levando em conta que minha responsabilidade é atualizar e balancear essas mudanças, sendo estas decididas em equipe, precisei modificar o Documento de Arquitetura e, consequentemente, as tarefas no Pivotal Tracker.

As principais modificações foram realizadas em:

* Requisitos Funcionais: Adição de itens no tópico Menu.

* Estimativas de Desenvolvimento:

  - Estória: Programação intermediária da engine: foi adicionada a tarefa "Programação da classe de tratamentos de erros da engine".

 - Estória: Elaboração inicial do jogo Ticket To Ride: a produção da arte foi melhor dividida em tarefas. Assim, nesta estória foram adicionadas as tarefas "Produção dos principais elementos da arte do jogo - Menu." e "Produção dos principais elementos da arte do jogo - Sprite das cartas de construção (trens coloridas)."

- Estória: Desenvolvimento intermediário do jogo Ticket To Ride: seguindo a divisão de aspectos de arte, adicionei as tarefas. "Produção dos elementos da arte – HUD Padrão", "Produção dos elementos da arte – HUD (Personagens)", "Produção dos elementos da arte – Tela(s) de Regras" e "Produção dos elementos da arte – Telas do Jogo".

  - Estória: Documentação: nesta estória havíamos definido certas tarefas sem ter o conhecimento do Documento de Arquitetura, pois este foi passado a nós após a realização da Estimativa de Desenvolvimento. Com o documento divulgado, resolvi substituir as tarefas anteriores pelos tópicos (vistos anteriormente no post Escopo geral da documentação) do referido documento.  

  - Estória: Programação avançada da engine: a pedido do Ráfagan, fiz a substituição da tarefa "Inserção de recursos OpenGL para produção de jogos 3D." pelas tarefas "Implementar cálculo de iluminação.", "Implementar efeitos de Blend,", "Implementar carregamento de modelos 3D." e "Implementar colisão 3D."

* Além de recalcular a soma das complexidades de cada estória alterada e fazer a substituição ou inserção das tarefas na ferramenta Pivotal Tracker, aproveitei para colocar etiquetas(labels) referentes ao nome de cada estória do Documento de Arquitetura:

- Estória: Programação básica da engine. > programação básica

- Estória: Programação intermediária da engine. > programação intermediária

- Estória: Programação de um Gerador gráfico de mapas T.T.R. com leitura de arquivos XML. > programação gerador gráfico.

- Estória: Elaboração inicial do jogo Ticket To Ride. > elaboração inicial.

- Estória: Desenvolvimento intermediário do jogo Ticket To Ride. > desenvolvimento intermediário.

- Estória: Fase final de produção do jogo Ticket To Ride. > fase final.

- Estória: Documentação. > documentação.

- Estória: Programação avançada da engine. > programação avançada.

- Estória: Teste do game. > testes.

- e + etiquetas de divisões: programação, arte, som e extras para facilitar a pesquisa por tipo de tarefa além da estória a qual já pertencem.

* Diagrama de Casos de Uso: ao realizar a tarefa de Realização de Casos de Uso seguindo este diagrama, senti a necessidade de fazer algumas alterações, como adicionar o caso de uso "Visualizar Regras" diretamente como opção do menu, e não apenas na animação programada para aparecer em determinado tempo após não ocorrer nenhum evento no menu; E um novo caso de uso chamado "Iniciar Partida" entre o sorteio da ordem dos jogadores e receber cartas para ficar mais claro o inicio da partida.

Por enquanto são estas, mas podem aparecer mais alterações, pois ainda estou fazendo a Realização dos Casos de Uso referentes a este diagrama.

Assim que terminar esta tarefa poderei comentar se houveram novas alterações.

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